INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Três aviões da FAB em Moscou: por que Lula levou tanta estrutura para o Dia da Vitória?

Durante as celebrações do Dia da Vitória, comemorado em 9 de maio na Rússia, o governo brasileiro surpreendeu com uma robusta comitiva transportada por três aviões da Força Aérea Brasileira – FAB -. O presidente Lula foi o convidado de honra latino-americano nas homenagens aos soldados soviéticos que derrotaram o nazismo, e não economizou na logística aérea.

Na noite de 6 de maio, três aeronaves da Força Aérea Brasileira decolaram de Brasília rumo à capital russa. A missão diplomática incluiu um Airbus A-330-200 (KC-30), matrícula FAB 2902, um Embraer E-190 matrícula FAB 2591, avião RESERVA presidencial e o Airbus A-319 CJ presidencial, matrícula FAB2101.

Lula-chega-a-Russia-em-um-dos-3-Avioes-da-FAB-enviados_Imagem-divulgacao
Lula-chega-a-Russia-em-um-dos-3-Avioes-da-FAB-enviados_Imagem-divulgacao

Embora o grande KC-30 tenha voado sem escalas até Moscou, os demais jatos — o A-319 CJ e o E-190 — precisaram realizar ao menos uma parada para reabastecimento. Ambos pousaram em Casablanca, no Marrocos, antes de seguirem ao destino final. Graças a boas relações internacionais, os aviões brasileiros puderam sobrevoar o espaço aéreo europeu e da Bielorrússia, chegando à Rússia por uma rota encurtada via Smolensk.

Com isso, o tempo médio de voo foi reduzido, embora o deslocamento total ainda tenha ultrapassado 12 horas de viagem para cada aeronave. O KC-30 percorreu aproximadamente 10.200 km de forma direta, enquanto os outros dois cumpriram rotas fracionadas.

Os custos estimados para a operação são altos — embora ainda não tenham sido divulgados oficialmente. No entanto, com base em dados anteriores e cálculos médios, é possível estimar o seguinte:

Airbus A330-200 (KC-30)

  • Capacidade: até 270 passageiros (em configuração comercial; versão FAB pode variar conforme a missão)
  • Distância: ~10.200 km
  • Consumo médio: ~5.400 litros/hora
  • Tempo estimado de voo: 12 horas
  • Custo aproximado: R$ 1,2 milhão (considerando combustível, tripulação e apoio)

Airbus A-319 CJ (FAB2101)

  • Capacidade: até 50 passageiros (configuração VIP reduzida)
  • Distância: ~11.000 km (com escala)
  • Tempo estimado total: 14 horas
  • Custo aproximado: R$ 1,2 milhão

Embraer E-190 (FAB2591)

  • Capacidade: cerca de 90 passageiros (configuração militar pode ter menos assentos)
  • Distância: similar ao A-319 CJ
  • Custo estimado: R$ 800 mil

Portanto, a missão presidencial pode ter superado os R$ 3,8 milhões em custos logísticos apenas na ida à Rússia — para transportar uma comitiva cujo número de integrantes, até agora, segue sob sigilo.

Além dos três aviões da FAB que levaram Lula e sua comitiva à Rússia, uma quarta aeronave já havia partido do Brasil seis dias antes, transportando a primeira-dama Janja da Silva. Conforme relatos oficiais, o avião utilizado foi o Airbus A-330-200 (KC-30), com capacidade para até 270 passageiros.

Contudo, o número estimado de integrantes da comitiva não passaria de 25 pessoas — ou seja, menos de 10% da capacidade total da aeronave. Ainda não se sabe se o avião permaneceu estacionado na Rússia para futuros deslocamentos ou se retornou ao Brasil completamente vazio.

Independentemente da opção escolhida, o fato é que o custo dessa operação adicional recai, mais uma vez, sobre o contribuinte. Afinal, voos intercontinentais com carga mínima ou sem passageiros geram despesas expressivas com combustível, manutenção e pessoal técnico.

Nesse contexto, a ausência de resultados práticos para o Brasil, como acordos comerciais ou cooperação internacional efetiva, torna o gasto ainda mais questionável. Até o momento, o principal retorno visível tem sido o turismo internacional dos envolvidos — uma justificativa que, definitivamente, não convence parte da opinião pública.

Até o momento, o governo federal não divulgou a lista completa de passageiros embarcados nos três jatos. Além do presidente Lula, sabe-se que estavam presentes, assessores diretos, seguranças e representantes do Itamaraty. Ainda assim, a ausência de transparência tem gerado questionamentos, especialmente nas redes sociais e entre membros da oposição.

Após os compromissos oficiais em Moscou, a comitiva brasileira deve seguir para Pequim, na China. A previsão é que os três aviões da FAB voem em conjunto rumo à Ásia ainda nesta semana. O KC-30, por sua maior autonomia, seguirá novamente sem escalas, enquanto os jatos menores precisarão de ao menos duas paradas técnicas.

A etapa seguinte da viagem marca a continuidade da agenda internacional de Lula, voltada para reforçar relações com países considerados comunistas e estratégicos. Ainda não está claro se todas as aeronaves retornarão diretamente ao Brasil após a visita à China, ou se parte da estrutura será deslocada para outros destinos diplomáticos.

AeroJota

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.