A aeronave deve estar estabilizada a 1.000 pés em IMC (Instrument Meteorological Conditions) e a 500 pés em VMC (Visual Meteorological Conditions).
* São 10 passos:
1- Mantenha a aeronave em trajetória de aproximação correta.
2- Faça somente pequenas mudanças no ‘heading’ e no ‘pitch’ para seguir a correta trajetória de aproximação.
3- Venha na rampa de aproximação e a velocidade de aproximação deve ser menor que a Vref + 20 nós.
4- Configure a aeronave para pouso.
5- Preserve uma razão de descida menor que 1.000 pés por minuto.
6- A potência deve ser adequada à configuração.
7- É importante que todos os ‘briefings’ e check-lists já tenham sido realizados.
8- As aproximações ILS devem ser realizadas dentro do perfil de um ‘dot’ de Localizer ou Glide Slop.
9- As aproximações visuais devem ocorrer com as asas niveladas na final quando a aeronave estiver a 500 pés de altura.
10- Faça um ‘briefing’ para aproximações e procedimentos em que o perfil seja diferente dos dados acima.
PS: Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli
Voando Padrão
Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea,
Teoria de Vôo e Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…