Categories: Notícias

Douglas B-26B Marauder o fazedor de viúvas / Piloto José Passarelli

Caixão Voador, Fazedor de Viúvas eram alguns dos nomes dados para esse Bombardeiro Bimotor

Pensar avião nos aproxima.

Douglas B-26B Marauder a “A Prostituta de Baltimore”

Uma foto iconica de um bombardeiro Douglas B-26 B Marauder conhecido como “fazedor de viúvas” (informações no texto abaixo) sobrevoando o Reino Unido unido enquanto o artilheiro do nariz fuma um “cigarrinho “,

Esta aeronave da foto “galo de briga” foi alvejada em território francês danificando o sistema elétrico, geradores e o sistema hidráulico, no entanto conseguiram levá-lo até a base de Essex no Reino Unido e durante um pouso forçado o bombardeiro derrapou para fora da pista matando os dois pilotos.

FAZEDOR DE VIÚVAS

O Martin B-26 Marauder, bombardeiro médio bimotor, foi um dos aviões de combate aliados mais polêmicos da Segunda Guerra Mundial. Era considerado um “avião quente” pela alta performance em vôo.

Suas reduzidas asas proporcionavam-lhe uma elevada carga alar (a maior das aeronaves de sua época) exigindo, por sua baixa taxa de sustentação, grande velocidade nas aterrissagens: Entre 190 e 217 quilômetros por hora.

Os Marauder – definitivamente – não eram aeronaves para iniciantes.

Infelizmente, a premente necessidade dos Estados Unidos, em formar muitos pilotos em pouco tempo resultou em vários acidentes de treinamento.

Os B-26 eram bastante impopulares entre os alunos de grupos de bombardeiros que deram vários apelidos nada enaltecedores ao avião, tais como: “Fazedor de Viúvas”, “Caixão Voador” e “A Prostituta de Baltimore” (por não possuir “meios visíveis” de se sustentar).

Acidentes também aconteceram com pilotos experientes, porém habituados a aeronaves mais dóceis de controlar.

Muitas tripulações passaram a apreciar a sua agilidade, forte armamento defensivo e a robustez de sua estrutura.

Os Marauder da 9ª Força Aérea dos Estados Unidos obtiveram a mais baixa taxa de perdas em missões operacionais entre os aviões de combate americanos em território Europeu: menos de 1,5 %.

Fique vivo, voe padrão comandante!

Leia o avião; pilote o Manual!

Boa viagem!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Coluna do Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

9 horas ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

19 horas ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

2 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

3 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

4 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

4 dias ago