Categories: Notícias

Douglas B-26B Marauder o fazedor de viúvas / Piloto José Passarelli

Caixão Voador, Fazedor de Viúvas eram alguns dos nomes dados para esse Bombardeiro Bimotor

Pensar avião nos aproxima.

Douglas B-26B Marauder a “A Prostituta de Baltimore”

Uma foto iconica de um bombardeiro Douglas B-26 B Marauder conhecido como “fazedor de viúvas” (informações no texto abaixo) sobrevoando o Reino Unido unido enquanto o artilheiro do nariz fuma um “cigarrinho “,

Esta aeronave da foto “galo de briga” foi alvejada em território francês danificando o sistema elétrico, geradores e o sistema hidráulico, no entanto conseguiram levá-lo até a base de Essex no Reino Unido e durante um pouso forçado o bombardeiro derrapou para fora da pista matando os dois pilotos.

FAZEDOR DE VIÚVAS

O Martin B-26 Marauder, bombardeiro médio bimotor, foi um dos aviões de combate aliados mais polêmicos da Segunda Guerra Mundial. Era considerado um “avião quente” pela alta performance em vôo.

Suas reduzidas asas proporcionavam-lhe uma elevada carga alar (a maior das aeronaves de sua época) exigindo, por sua baixa taxa de sustentação, grande velocidade nas aterrissagens: Entre 190 e 217 quilômetros por hora.

Os Marauder – definitivamente – não eram aeronaves para iniciantes.

Infelizmente, a premente necessidade dos Estados Unidos, em formar muitos pilotos em pouco tempo resultou em vários acidentes de treinamento.

Os B-26 eram bastante impopulares entre os alunos de grupos de bombardeiros que deram vários apelidos nada enaltecedores ao avião, tais como: “Fazedor de Viúvas”, “Caixão Voador” e “A Prostituta de Baltimore” (por não possuir “meios visíveis” de se sustentar).

Acidentes também aconteceram com pilotos experientes, porém habituados a aeronaves mais dóceis de controlar.

Muitas tripulações passaram a apreciar a sua agilidade, forte armamento defensivo e a robustez de sua estrutura.

Os Marauder da 9ª Força Aérea dos Estados Unidos obtiveram a mais baixa taxa de perdas em missões operacionais entre os aviões de combate americanos em território Europeu: menos de 1,5 %.

Fique vivo, voe padrão comandante!

Leia o avião; pilote o Manual!

Boa viagem!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Coluna do Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

2 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

3 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

3 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

3 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

4 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

4 dias ago