Caixão Voador, Fazedor de Viúvas eram alguns dos nomes dados para esse Bombardeiro Bimotor
![](http://aerojota.com.br/wp-content/uploads/2023/11/32-113.jpg)
Pensar avião nos aproxima.
Douglas B-26B Marauder a “A Prostituta de Baltimore”
Uma foto iconica de um bombardeiro Douglas B-26 B Marauder conhecido como “fazedor de viúvas” (informações no texto abaixo) sobrevoando o Reino Unido unido enquanto o artilheiro do nariz fuma um “cigarrinho “,
Esta aeronave da foto “galo de briga” foi alvejada em território francês danificando o sistema elétrico, geradores e o sistema hidráulico, no entanto conseguiram levá-lo até a base de Essex no Reino Unido e durante um pouso forçado o bombardeiro derrapou para fora da pista matando os dois pilotos.
FAZEDOR DE VIÚVAS
O Martin B-26 Marauder, bombardeiro médio bimotor, foi um dos aviões de combate aliados mais polêmicos da Segunda Guerra Mundial. Era considerado um “avião quente” pela alta performance em vôo.
Suas reduzidas asas proporcionavam-lhe uma elevada carga alar (a maior das aeronaves de sua época) exigindo, por sua baixa taxa de sustentação, grande velocidade nas aterrissagens: Entre 190 e 217 quilômetros por hora.
Os Marauder – definitivamente – não eram aeronaves para iniciantes.
Infelizmente, a premente necessidade dos Estados Unidos, em formar muitos pilotos em pouco tempo resultou em vários acidentes de treinamento.
Os B-26 eram bastante impopulares entre os alunos de grupos de bombardeiros que deram vários apelidos nada enaltecedores ao avião, tais como: “Fazedor de Viúvas”, “Caixão Voador” e “A Prostituta de Baltimore” (por não possuir “meios visíveis” de se sustentar).
Acidentes também aconteceram com pilotos experientes, porém habituados a aeronaves mais dóceis de controlar.
Muitas tripulações passaram a apreciar a sua agilidade, forte armamento defensivo e a robustez de sua estrutura.
Os Marauder da 9ª Força Aérea dos Estados Unidos obtiveram a mais baixa taxa de perdas em missões operacionais entre os aviões de combate americanos em território Europeu: menos de 1,5 %.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Leia o avião; pilote o Manual!
Boa viagem!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
![](http://aerojota.com.br/wp-content/uploads/2023/11/32-114.jpg)
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.