Categories: Notícias

Entenda de pneu de avião. (Cmte.José Passarelli)

Processo de manutenção e troca de pneus de aeronaves.

Pilotos habilidosos já pousaram pequenas aeronaves sem trem de pouso e até Boeings gigantescos com problemas nas rodas.

Mas para que tantas emoções, não é? O melhor é apostar em manutenção constante. 

Depois que uma roda de um Boeing 737-800 da Gol passa 6 vezes pelo check-up obrigatório, ela sempre vai para uma revisão geral.

Pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto com o solo no pouso pelo peso do avião, apenas 5. 

Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu, um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade. 

Coluna de JPassarelli    

Cmdte. José Passarelli 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

AeroJota

Recent Posts

Azul foca em reestruturação e deixa fusão com Gol em segundo plano

Reestruturação financeira da Azul ganha prioridade em meio ao acordo com a Gol

49 minutos ago

Pilota relata falha no trem de pouso durante voo com Lívia Andrade

Incidente ocorreu ao chegar em São Paulo; manobra de emergência garantiu pouso seguro

2 horas ago

Visita ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça: Bastidores e curiosidades

Primeiro Grupo de Aviação de Caça: Bastidores e curiosidades dessa unidade histórica

2 horas ago

Avião que transportava Rionegro & Solimões faz pouso forçado em Franca

Incidente ocorreu após estouro de pneu durante a decolagem

14 horas ago

Estados Unidos suspendem a venda de motores de aviões para a COMAC da China

Venda de motores de aviões para a COMAC gera nova tensão entre EUA e China

1 dia ago