Categories: Notícias

Entenda de pneu de avião. (Cmte.José Passarelli)

Processo de manutenção e troca de pneus de aeronaves.

Pilotos habilidosos já pousaram pequenas aeronaves sem trem de pouso e até Boeings gigantescos com problemas nas rodas.

Mas para que tantas emoções, não é? O melhor é apostar em manutenção constante. 

Depois que uma roda de um Boeing 737-800 da Gol passa 6 vezes pelo check-up obrigatório, ela sempre vai para uma revisão geral.

Pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto com o solo no pouso pelo peso do avião, apenas 5. 

Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu, um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade. 

Coluna de JPassarelli    

Cmdte. José Passarelli 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

AeroJota

Recent Posts

Acidentes aéreos no Brasil em 2025, já preocupam autoridades

Em 2025, os acidentes aéreos no Brasil ocorrem a cada 46,5 horas; maioria envolve aeronaves…

4 horas ago

Helicóptero de Neymar está proibido de voar.

Helicóptero de R$ 50 milhões de Neymar está impedido de voar pela Anac

5 horas ago

Voo Iberia 0379 declara emergência após alerta da FAA

O Voo Iberia 0379 entra em emergência após alerta de destroços de foguete

6 horas ago

AVFAB anuncia vitórias com novo site e marca registrada

A AVFAB conquista vitórias importantes com novo site e registro de marca junto ao INPI

9 horas ago

Aeroporto BHX de Birmingham enfrenta ventos de 80 km/h e pousos turbulentos

Pilotos lidam com ventos cruzados no Aeroporto BHX de Birmingham durante tempestade

23 horas ago

01 MAI 2025 – Esquadrilha da Fumaça em Charqueada–SP

Esquadrilha da Fumaça em Charqueada-SP: apresentação confirmada para o dia 1º de maio

1 dia ago