Processo de manutenção e troca de pneus de aeronaves.
Pilotos habilidosos já pousaram pequenas aeronaves sem trem de pouso e até Boeings gigantescos com problemas nas rodas.
Mas para que tantas emoções, não é? O melhor é apostar em manutenção constante.
Depois que uma roda de um Boeing 737-800 da Gol passa 6 vezes pelo check-up obrigatório, ela sempre vai para uma revisão geral.
Pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto com o solo no pouso pelo peso do avião, apenas 5.
Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu, um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade.
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota