Categories: Notícias

Na dúvida, não hesite em arremeter. (Cmte.José Passarelli)

Para pousar bem basta executar uma aproximação estabilizada, e na dúvida não hesite em arremeter.!

“Pensar nos aproxima”

‘Na dúvida, não hesite em arremeter!

‘O Boeing 737-200 USA se aproxima para o pouso na pista 11 do aeroporto de Ilhéus (BA). Desce a uma razão de 800 pés por minuto (240 metros por minuto)- a recomendada na carta Echo 1-, com flape 40 aplicado e velocidade ajustada em Vref mais 5 nós. Os pneus tocam o asfalto precisamente na marca dos 1.000 pés (300 m). Os freios e os reversos são acionados. O birreator desacelera rapidamente e nem precisa executar o ‘backtrack’ a partir da cabeceira oposta. Libera a pista pela ‘taxiway’ Bravo. Eis aí uma descrição de um pouso executado com toda segurança numa pista de apenas 1.575 metros de comprimento, como é o caso da 11/29 de Ilhéus.

Qual o segredo de uma manobra tão bem executada? Na verdade, não existe segredo nem truque. Para pousar bem basta executar uma aproximação estabilizada. 

Ao estudar acidentes nos últimos 15 anos, a FSF (Flight Safety Foudation) concluiu que 63% deles acontecem durante a descida, na aproximação ou na fase final para pouso. E os casos mais frequentes envolveram aproximações não-estabilizadas. Manter a velocidade estável e a aeronave totalmente configurada na final para o pouso faz parte do conceito de aproximação estabilizada, assim como mantê-la alinhada à cabeceira até 1.000 pés (300m) acima do campo em condições IMC (voo por instrumentos) ou 500 pés (150m) em condições VMC (voo visual).

Vale a pena lembrar que a operação em pistas curtas, além de exigir uma aproximação estabilizada, pede certos cuidados. Um deles é evitar toques por demais alongados, principalmente com o intuito de ‘alisar’ o pouso.

Lembro das palavras sábias de um instrutor: ‘você tem a vida inteira para fazer pousos lambidos e pistas longas de sobra para tentá-los. Na dúvida, não hesite em arremeter”.

 Coluna de JPassarelli     

Cmte. José Passarelli   

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota 

AeroJota

Recent Posts

A321XLR: O Novo Airbus Que Vai Revolucionar a Aviação Comercial

O que é o Airbus A321XLR e por que ele é tão inovador?

1 dia ago

A Força Aérea Brasileira a Cavalo. Conheça a História da Cavalaria 10 de Maio

Pelotão de Polícia Montada: A Força Aérea Brasileira Também Defende a Terra

2 dias ago

AVFAB Lança a Enciclopédia Virtual dos Veteranos da Força Aérea Brasileira 2024

Lançado a Enciclopédia Virtual dos Veteranos da FAB 2024, em comemoração aos 10 anos da…

2 dias ago

A Esquadrilha da Fumaça está ON para 2025

Shows aéreos gratuitos da Esquadrilha da Fumaça prometem encantar o público com manobras radicais no…

2 dias ago

Avião da Azul declara emergência por baixo nível combustível após tentativas frustradas de pouso devido ao mau tempo

Voo AD4781 enfrenta condições climáticas adversas e aterrissa em segurança no Aeroporto Internacional de Parnaíba-PI

3 dias ago

Esquadrilha da Fumaça confirma demonstração em Tietê–SP no dia 08 de março de 2025

Com a abertura da temporada de demonstração aérea para o ano de 2025, a cidade…

3 dias ago