Categories: Notícias

Na dúvida, não hesite em arremeter. (Cmte.José Passarelli)

Para pousar bem basta executar uma aproximação estabilizada, e na dúvida não hesite em arremeter.!

“Pensar nos aproxima”

‘Na dúvida, não hesite em arremeter!

‘O Boeing 737-200 USA se aproxima para o pouso na pista 11 do aeroporto de Ilhéus (BA). Desce a uma razão de 800 pés por minuto (240 metros por minuto)- a recomendada na carta Echo 1-, com flape 40 aplicado e velocidade ajustada em Vref mais 5 nós. Os pneus tocam o asfalto precisamente na marca dos 1.000 pés (300 m). Os freios e os reversos são acionados. O birreator desacelera rapidamente e nem precisa executar o ‘backtrack’ a partir da cabeceira oposta. Libera a pista pela ‘taxiway’ Bravo. Eis aí uma descrição de um pouso executado com toda segurança numa pista de apenas 1.575 metros de comprimento, como é o caso da 11/29 de Ilhéus.

Qual o segredo de uma manobra tão bem executada? Na verdade, não existe segredo nem truque. Para pousar bem basta executar uma aproximação estabilizada. 

Ao estudar acidentes nos últimos 15 anos, a FSF (Flight Safety Foudation) concluiu que 63% deles acontecem durante a descida, na aproximação ou na fase final para pouso. E os casos mais frequentes envolveram aproximações não-estabilizadas. Manter a velocidade estável e a aeronave totalmente configurada na final para o pouso faz parte do conceito de aproximação estabilizada, assim como mantê-la alinhada à cabeceira até 1.000 pés (300m) acima do campo em condições IMC (voo por instrumentos) ou 500 pés (150m) em condições VMC (voo visual).

Vale a pena lembrar que a operação em pistas curtas, além de exigir uma aproximação estabilizada, pede certos cuidados. Um deles é evitar toques por demais alongados, principalmente com o intuito de ‘alisar’ o pouso.

Lembro das palavras sábias de um instrutor: ‘você tem a vida inteira para fazer pousos lambidos e pistas longas de sobra para tentá-los. Na dúvida, não hesite em arremeter”.

 Coluna de JPassarelli     

Cmte. José Passarelli   

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota 

AeroJota

Recent Posts

Cel. Av. Ruy Flemming. Souzão: Uma Lenda da Aviação que Continua a Inspirar

Homenagem ao Souzão: A Cultura Aeronáutica que Nunca Será Esquecida

1 dia ago

FAB Receberá Apenas Dois Novos Caças F-39E Gripen em 2025. O FAB 4109 e o FAB 4110

O ritmo de entrega das aeronaves mais modernas da América Latina permanece lento devido a…

1 dia ago

O Resgate do Piloto e da Jovem Sobrevivente: A Queda do Helicóptero em Caieiras–SP

Comandante sobrevive a queda de aeronave e passa noite junto aos destroços e ao lado…

4 dias ago

Novas Imagens Mostram que Jato Cessna que se Acidentou em Ubatuba, Pousou no Início da Pista

Imagens mostram que o Cessna Citation 525 CJ1 que pousou em Ubatuba, usou toda a…

1 semana ago