Para pousar bem basta executar uma aproximação estabilizada, e na dúvida não hesite em arremeter.!
![](http://aerojota.com.br/wp-content/uploads/2023/11/1-183-581x1024.png)
“Pensar nos aproxima”
‘Na dúvida, não hesite em arremeter!
‘O Boeing 737-200 USA se aproxima para o pouso na pista 11 do aeroporto de Ilhéus (BA). Desce a uma razão de 800 pés por minuto (240 metros por minuto)- a recomendada na carta Echo 1-, com flape 40 aplicado e velocidade ajustada em Vref mais 5 nós. Os pneus tocam o asfalto precisamente na marca dos 1.000 pés (300 m). Os freios e os reversos são acionados. O birreator desacelera rapidamente e nem precisa executar o ‘backtrack’ a partir da cabeceira oposta. Libera a pista pela ‘taxiway’ Bravo. Eis aí uma descrição de um pouso executado com toda segurança numa pista de apenas 1.575 metros de comprimento, como é o caso da 11/29 de Ilhéus.
Qual o segredo de uma manobra tão bem executada? Na verdade, não existe segredo nem truque. Para pousar bem basta executar uma aproximação estabilizada.
Ao estudar acidentes nos últimos 15 anos, a FSF (Flight Safety Foudation) concluiu que 63% deles acontecem durante a descida, na aproximação ou na fase final para pouso. E os casos mais frequentes envolveram aproximações não-estabilizadas. Manter a velocidade estável e a aeronave totalmente configurada na final para o pouso faz parte do conceito de aproximação estabilizada, assim como mantê-la alinhada à cabeceira até 1.000 pés (300m) acima do campo em condições IMC (voo por instrumentos) ou 500 pés (150m) em condições VMC (voo visual).
Vale a pena lembrar que a operação em pistas curtas, além de exigir uma aproximação estabilizada, pede certos cuidados. Um deles é evitar toques por demais alongados, principalmente com o intuito de ‘alisar’ o pouso.
Lembro das palavras sábias de um instrutor: ‘você tem a vida inteira para fazer pousos lambidos e pistas longas de sobra para tentá-los. Na dúvida, não hesite em arremeter”.
Coluna de JPassarelli
![](http://aerojota.com.br/wp-content/uploads/2023/11/1-180.png)
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota