Categories: Notícias

O depois e o antes do minuto seguinte / Piloto de Avião José Passarelli

O Avião não admite erro

O depois é o antes do minuto seguinte

Avião não admite erro

Voar é algo sério, casos de acidentes por pane seca não são incomuns, muito menos situações em que o piloto percebe sua falha e não declara emergência tentando evitar punição da Anac, como ocorreu com o avião da Lamia. Aqui vale uma consideração crucial: voar no limite da autonomia de uma aeronave significa se submeter ao risco de operar fora das regras e do envelope de fabricação da mesma, risco marginal, algo absolutamente temerário.

Tanto no Brasil como na maior parte do mundo, a responsabilidade pela declaração das capacidades do avião e do planejamento da rota é exclusivamente do piloto em comando. As autoridades têm poderes apenas para verificar a validade do certificado médico do aeronauta e da aeronavegabilidade da aeronave. O resto seria por ‘conta e risco do piloto’.

* Fique vivo; voe padrão comte!

* Leia o avião; pilote o manual!

Boa viagem!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Coluna do Aviador José Passarelli 
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

2 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

3 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

3 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

3 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

4 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

4 dias ago