O Avião não admite erro
![](http://aerojota.com.br/wp-content/uploads/2023/11/30-28.jpg)
O depois é o antes do minuto seguinte
Avião não admite erro
Voar é algo sério, casos de acidentes por pane seca não são incomuns, muito menos situações em que o piloto percebe sua falha e não declara emergência tentando evitar punição da Anac, como ocorreu com o avião da Lamia. Aqui vale uma consideração crucial: voar no limite da autonomia de uma aeronave significa se submeter ao risco de operar fora das regras e do envelope de fabricação da mesma, risco marginal, algo absolutamente temerário.
Tanto no Brasil como na maior parte do mundo, a responsabilidade pela declaração das capacidades do avião e do planejamento da rota é exclusivamente do piloto em comando. As autoridades têm poderes apenas para verificar a validade do certificado médico do aeronauta e da aeronavegabilidade da aeronave. O resto seria por ‘conta e risco do piloto’.
* Fique vivo; voe padrão comte!
* Leia o avião; pilote o manual!
Boa viagem!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
![](http://aerojota.com.br/wp-content/uploads/2023/11/30-29.jpg)
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.