“O engenheiro e o avião”
‘O que evita o congelamento de combustível aeronáutico?
‘O querosene de aviação, quando resfriado abaixo de 40°C negativos, começa a perder suas características, com a separação de componentes como as parafinas.
Nas grandes altitudes de cruzeiro, 40.000 pés de altitude (12 km), a temperatura ambiente supera normalmente os 50°C negativos, o que pode afetar seriamente o combustível dos tanques.
O aquecimento normal da célula e das asas da aeronave (em torno de 20°C positivos), pelo efeito da passagem do ar pelas superfícies metálicas em alta velocidade, ameniza as temperaturas subzero da atmosfera, evitando assim o congelamento do querosene.
(*Mecânica dos Fluidos-Combustíveis de aviões)
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Medida afeta a Rede Postal Noturna e compromete entregas expressas em todo o Brasil
Reestruturação financeira da Azul ganha prioridade em meio ao acordo com a Gol
Incidente ocorreu ao chegar em São Paulo; manobra de emergência garantiu pouso seguro
Primeiro Grupo de Aviação de Caça: Bastidores e curiosidades dessa unidade histórica
Incidente ocorreu após estouro de pneu durante a decolagem
Azul reorganiza frota para cortar custos e reduzir emissões