“O engenheiro e o avião”
‘O que evita o congelamento de combustível aeronáutico?
‘O querosene de aviação, quando resfriado abaixo de 40°C negativos, começa a perder suas características, com a separação de componentes como as parafinas.
Nas grandes altitudes de cruzeiro, 40.000 pés de altitude (12 km), a temperatura ambiente supera normalmente os 50°C negativos, o que pode afetar seriamente o combustível dos tanques.
O aquecimento normal da célula e das asas da aeronave (em torno de 20°C positivos), pelo efeito da passagem do ar pelas superfícies metálicas em alta velocidade, ameniza as temperaturas subzero da atmosfera, evitando assim o congelamento do querosene.
(*Mecânica dos Fluidos-Combustíveis de aviões)
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
O que é o Airbus A321XLR e por que ele é tão inovador?
Pelotão de Polícia Montada: A Força Aérea Brasileira Também Defende a Terra
Lançado a Enciclopédia Virtual dos Veteranos da FAB 2024, em comemoração aos 10 anos da…
Shows aéreos gratuitos da Esquadrilha da Fumaça prometem encantar o público com manobras radicais no…
Voo AD4781 enfrenta condições climáticas adversas e aterrissa em segurança no Aeroporto Internacional de Parnaíba-PI
Com a abertura da temporada de demonstração aérea para o ano de 2025, a cidade…