“O engenheiro e o avião”
‘O que evita o congelamento de combustível aeronáutico?
‘O querosene de aviação, quando resfriado abaixo de 40°C negativos, começa a perder suas características, com a separação de componentes como as parafinas.
Nas grandes altitudes de cruzeiro, 40.000 pés de altitude (12 km), a temperatura ambiente supera normalmente os 50°C negativos, o que pode afetar seriamente o combustível dos tanques.
O aquecimento normal da célula e das asas da aeronave (em torno de 20°C positivos), pelo efeito da passagem do ar pelas superfícies metálicas em alta velocidade, ameniza as temperaturas subzero da atmosfera, evitando assim o congelamento do querosene.
(*Mecânica dos Fluidos-Combustíveis de aviões)
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…