O perigo das baixas temperaturas para o combustível dos aviões.
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“O engenheiro e o avião”
‘O que evita o congelamento de combustível aeronáutico?
‘O querosene de aviação, quando resfriado abaixo de 40°C negativos, começa a perder suas características, com a separação de componentes como as parafinas.
Nas grandes altitudes de cruzeiro, 40.000 pés de altitude (12 km), a temperatura ambiente supera normalmente os 50°C negativos, o que pode afetar seriamente o combustível dos tanques.
O aquecimento normal da célula e das asas da aeronave (em torno de 20°C positivos), pelo efeito da passagem do ar pelas superfícies metálicas em alta velocidade, ameniza as temperaturas subzero da atmosfera, evitando assim o congelamento do querosene.
(*Mecânica dos Fluidos-Combustíveis de aviões)
Coluna de JPassarelli
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Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota