Categories: Notícias

Por que a caixa-preta de avião é laranja? (Cmte. José Passarelli)

A caixa-preta de um avião é seus componentes.

“Pensar avião nos aproxima”

“Por que a caixa-preta de avião é laranja?’

Por que chama mais a atenção. 

Em caso de acidentes, a caixa-preta – que guarda os dados do voo – precisa ser rastreada em locais de difícil acesso, como o fundo do mar.   

Por isso, além de ser laranja, ela carrega duas tiras fosforescentes, que refletem a luz. 

A expressão caixa-preta vem da década de 50, quando os circuitos eletrônicos do avião eram agrupados em compartimentos, mas o termo correto é Flight Data Record (em inglês, ‘ gravador de dados do voo’). 

Como o funcionamento dos circuitos era obscuro, as caixas ficaram conhecidas como black boxes, já que a cor preta remete ao desconhecido. 

E o apelido pegou justo na única caixa que, por convenções mundiais de aviação civil, é obrigatoriamente da cor laranja. 

Em média, uma caixa-preta utilizada por aviões comerciais tem 13 cm de altura por 12 cm de comprimento, podendo pesar cerca 5 kg. 

Feita com uma liga de titânio e resina, a caixa suporta temperaturas de até 1.100º C.

Coluna de JPassarelli      

Cmte. José Passarelli   

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota 

AeroJota

Recent Posts

Avião Bimotor cai no centro de Gramado–RS. Não há sobrevivente.

Avião Piper Cheyenne  400, um Bi Motor, cai 3km após a decolagem, na cidade de…

10 horas ago

Ruy Flemming – Noite Feliz, Uma Canção Mundial.

Feliz Natal Com a Canção Composta Especialmente Para Essa Noite. Por Ruy Flemming

13 horas ago

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

2 dias ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

3 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

4 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

5 dias ago