A caixa-preta de um avião é seus componentes.
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“Pensar avião nos aproxima”
“Por que a caixa-preta de avião é laranja?’
Por que chama mais a atenção.
Em caso de acidentes, a caixa-preta – que guarda os dados do voo – precisa ser rastreada em locais de difícil acesso, como o fundo do mar.
Por isso, além de ser laranja, ela carrega duas tiras fosforescentes, que refletem a luz.
A expressão caixa-preta vem da década de 50, quando os circuitos eletrônicos do avião eram agrupados em compartimentos, mas o termo correto é Flight Data Record (em inglês, ‘ gravador de dados do voo’).
Como o funcionamento dos circuitos era obscuro, as caixas ficaram conhecidas como black boxes, já que a cor preta remete ao desconhecido.
E o apelido pegou justo na única caixa que, por convenções mundiais de aviação civil, é obrigatoriamente da cor laranja.
Em média, uma caixa-preta utilizada por aviões comerciais tem 13 cm de altura por 12 cm de comprimento, podendo pesar cerca 5 kg.
Feita com uma liga de titânio e resina, a caixa suporta temperaturas de até 1.100º C.
Coluna de JPassarelli
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Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota