A Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, também conhecida como 41 ERA ou Vampiros, foi uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) que utilizou o avião North American NA T-6. O T-6 é um avião monomotor, asa baixa com trem de pouso convencional e retrátil com roda de cauda.
Gostaria de aproveitar essa sua leitura e informar que no site AEROJOTA, você encontra muitas peças de aviões para uso colecionável e decorativo. Você pode também vender e comprar pelo site. Temos rodas, pneus, hélices, capacetes para piloto, avião pedalinho e muito mais.
A FAB recebeu as primeiras unidades do North American T-6 em 1942 e o desativou em 1974, substituindo-o gradualmente pelo Embraer AT-26 Xavante. A ERA-41 utilizou o NA T-6 na Base Aérea de São Paulo (BASP) e operou a versão AT-6D entre 1947 e 1976, na Esquadrilha “VAMPIROS”. O NA T-6 serviu à Força Aérea Brasileira por 34 anos e foi fabricado sob licença no Brasil entre 1946 e 1951 no Parque de Material Aeronáutico PAMA LS, Lagoa Santa, Minas Gerais.
A Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque – 41 ERA – “VAMPIROS” – foi criada em 18 de junho de 1965, através da Portaria nº 44/GM3. Subordinada à 4ª Zona Aérea, a 41 ERA foi sediada na Base Aérea de São Paulo (BASP) e era formada pelos meios aéreos e de pessoal da Esquadrilha de Adestramento da BASP. A 41 ERA herdou a experiência adquirida pela 20 ERA – Vigésima Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, refletido pelo seu emblema, uma modificação daquele utilizado pela 20 ERA.
A Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque – 41 ERA “Vampiros” desempenhou uma série de missões operacionais reais, incluindo:
Repressão ao contrabando, Patrulhamento de fronteiras, Reconhecimento fotográfico e visual, Patrulhamento de campos de pouso clandestinos, Bombardeamento de plantações de maconha, Patrulhamento de localidades para evitar o roubo de gado, Operações contra guerrilhas na Serra do Caparão
Além dessas missões, a 41 ERA “Vampiros” também participou de operações anuais de adestramento, que envolviam um grande número de unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma das maiores operações foi a “Operação Xavante”, realizada entre 1º e 10 de dezembro de 1967, no estado do Mato Grosso, com a participação do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.
A ERA-41 também esteve envolvida em operações de menor vulto, como a “Operação Anchieta”, realizada em Santos – SP, entre fevereiro e março de 1966, e a “Operação Catrapo II”, realizada em Santa Cruz – RJ, entre maio e junho de 1968.
A ERA-41 foi desativada em 10 de março de 1970, através da Portaria nº 003/GM3. Seu pessoal e material, juntamente com os das 32 ERA e 61 ERA, formaram o 2º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque.
Hoje um exemplar da aeronave NA T-6 Matrícula FAB 1478, exposto em frente ao prédio do Comando da Base Aérea de São Paulo (BASP), esta sendo revitalizado pelos voluntários Veteranos da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira – https://www.facebook.com/avfab.oficial , com a ajuda do Graduado Master SO Humberto, da BASP, do Veterano Daniel Colturato (fazendo a pintura), do Artista Plástico Fábio Aranha – https://www.facebook.com/fabioartefesta.ricardo , e do Sgt Jorge da FAB, com lavagem completa, lixamento, limpeza e recebendo nova camada de tinta e seus emblemas militares e demais indentificação da Força Aérea Brasileira.
Se você deseja contribuir para a reforma dos aviões NA T-6 prefixo FAB 1478 e AT-26 Xavante prefixo FAB 4585, existem várias maneiras de ajudar. Uma delas é fazer uma doação financeira, que será utilizada exclusivamente para a reforma das aeronaves. Qualquer quantia é bem-vinda. Os dados bancários para a doação são:
Banco: 461 – ASaaS I.P S.A
Agência: 0001
Conta: 3296568-3
Titular: Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB)
Chave PIX CNPJ: 30.910.237/0001-70
Para identificar sua contribuição, escreva “Aviões”. Além disso, você também pode ajudar divulgando a campanha em suas redes sociais e oferecendo serviços ou materiais úteis na reforma dos aviões. Compartilhe essa iniciativa com seus amigos e familiares para aumentar a visibilidade e alcançar mais pessoas interessadas em ajudar.
Se você possui habilidades ou recursos que possam ser úteis na reforma dos aviões, entre em contato com os veteranos da FAB por meio das redes sociais da AVFAB ou pelo telefone/WhatsApp 55 11 9 4235-1984. Eles ficarão felizes em discutir possíveis formas de colaboração.
Para saber mais sobre como ajudar e fazer uma doação, visite o site do AeroJota e navegue pelas notícias relacionadas ao projeto de restauração dos aviões monumento.
Para saber mais sobre esse avião e sobre o AT 26 Xavante, visite o site https://aerojota.com.br/noticias/ e navegue pelas notícias.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…