Avião não admite erro
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Voando Baixo pelo Altímetro
Era a terceira perna de uma longa viagem de três dias na cabine do Hércules C-130 FAB e já estávamos lendo o ‘checklist’ preliminar de aproximação, com o altímetro ajustado e escravizado em 30.22 polegadas de mercúrio (1.024 hPa) (hectopascais). Isso me parecia meio estranho, pois estávamos ingressando numa área de frente fria. Mas eu estava ocupado com plotagens de rumo e não quis debater o assunto com o comandante.
Na aproximação final, tudo estava normal até um pouco antes do fixo de aproximação final. Quando furamos a camada de nuvens, o solo parecia estar muito perto. Chequei a altitude e estávamos exatamente no perfil da aproximação ILS (voo por instrumentos). Pedi ao comandante que checasse o ajuste de altímetro com a Torre do Galeão-RJ e, então, tivemos uma grande surpresa: o ajuste era de 29.22 (989 hPa) e não 30.22, o que nos deixou cerca de 1.000 pés (300m) mais baixo durante a aproximação para pouso. O incidente citado é um dos vários que acontecem quando a tripulação se engana em ajustar o altímetro para QNH, que é a estação reduzida ao nível do mar sob condições de atmosfera padrão (1hPa/30 pés).
Portanto, ‘a aferição incorreta do altímetro causa desvios de altitude suficientemente perigosos para resultar em colisões com o solo’ ou até acidentes CFIT-Controlled Flight Into Terrain (voo controlado contra o solo).
Fique vivo, voe padrão comandante!
Leia o avião; pilote o Manual!
Boa viagem!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
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Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.