Categories: Notícias

Voo por Instrumentos / Piloto de Avião José Passarelli

O Piloto e o Avião

Voos por instrumentos

O Piloto e o avião

Na década de 1920 o Laboratório de Voo Real no Aeroporto de Mitchel em Long Island (EUA) – criado pela Fundação Guggenheim – dedicava-se a pesquisas para aperfeiçoar os sistemas de rádio-navegação e instrumentação.

O trabalho visava permitir que pilotos fizessem voos à noite ou em mau tempo.

Em 1929 o tenente ‘Jimmy’ Doolitle, piloto de ensaios e Ph.D, em engenharia, decolou, voou e pousou, utilizando apenas os instrumentos de bordo, sem qualquer referência visual. Era o início da era do voo por instrumentos, mais conhecido na época como voo cego.

Cerca de 13 anos mais tarde Doolitle comandou o famoso bombardeio de Tóquio, como líder de uma esquadrilha de B-25 que decolou de um porta-aviões norte-americano, durante a Segunda Guerra:

Leia o avião, pilote o Manual!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos.

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

2 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

3 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

3 dias ago

Cel Av Ruy Flemming. O Controle de Helicópteros: A Solução Simples que Mudou Tudo

Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas

4 dias ago