Imagens mostram que o Cessna Citation 525 CJ1 que pousou em Ubatuba, usou toda a pista.
Por que não parou
Estão sendo divulgadas novas imagens da aproximação e pouso co jato Cessna Citation 525 CJ1, registrado como PR-GFS, que se acidentou na cidade litorânea paulista de Ubatuba, na manhã chuvosa do dia 09 de janeiro 2025.
Já foi amplamente divulgado que a pista do aeródromo de Ubatuba–SP – SDUB -, Aeroporto Gastão Madeira, administrado pela rede VOA, tem uma extensão máxima de 940 metros, sendo que a cabeceira 09, que fica do lado das montanhas, tem um deslocamento de cabeceira de 380 metros a frente. Foi por esse lado da pista o Jato Cessna PR-GFS, optou em fazer o pouco, provavelmente pela predominância do vento, já que é normal naquele aeródromo, é o vento vir do mar (cabeceira 27), para as montanhas (cabeceira 09), e os aviões pousam sempre contra o vento. Nesse caso e nesse momento de vento, da cabeceira 09 em direção a cabeceira 27.

Ampliando a imagem, dá para observar que o jato Cessna Citatiton CJ1 pousou antes da marcação de cabeceira deslocada. A pergunta que fica é porque não parou dentro dos limites da pista ou mesmo do aeródromo?.
O que aconteceu
De acordo com informações da Rede VOA, operadora do Aeroporto de Ubatuba, a aeronave tentou pousar em uma pista molhada e sob chuva intensa. Após ultrapassar o final da pista na cabeceira 27, o jato atravessou o alambrado, cruzou uma avenida e atingiu uma mulher e uma criança antes de explodir e se incendiar. O piloto não resistiu aos ferimentos e faleceu no local, enquanto sete pessoas ficaram feridas, três delas em solo, e quatro passageiros que estavam no Jato.
Investigação em Andamento
A Força Aérea Brasileira (FAB) acionou imediatamente o SERIPA IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para conduzir a Ação Inicial da investigação. Esse processo inclui a coleta de dados, verificação dos danos causados e preservação de evidências, essenciais para compreender as circunstâncias do acidente e evitar ocorrências semelhantes no futuro.
Conheça o AEROJOTA, o maior site de Classificados Aeronáutico do Brasil.

Se você é dono de peças, produtos ou serviços aeronáuticos, o Aerojota é o lugar ideal para você. Este é o maior site de classificados aeronáuticos do Brasil, onde seu público-alvo poderá encontrá-lo com facilidade. Ao anunciar no Aerojota, você aumenta suas chances de fazer bons negócios e alcançar novos clientes.
O Aerojota não é apenas para vendedores; é também um paraíso para entusiastas da aviação, colecionadores, decoradores e arquitetos. No site, você pode encontrar uma variedade de itens interessantes, como réplicas de hélices de 2,00 metros de diâmetro feitas em fibra de vidro, diversos instrumentos de avião, capacetes para piloto e até aviões pedalinho infantil vintage.
Além de peças tradicionais, o Aerojota oferece quadros de avião em 3D feitos artesanalmente com peças de eletrônicos recicláveis. Esses itens não apenas são únicos, mas também promovem a sustentabilidade através da reutilização de materiais. É uma maneira excelente de decorar seu espaço com estilo e consciência ambiental.
Venha conhecer o Aerojota e descubra tudo o que temos a oferecer. Seja para comprar ou vender, nosso site é o melhor lugar para encontrar o que você procura no mundo da aviação.