O Checklist pode ser modificado?
O piloto e o avião
Cuidado com o checklist
Em aviação o diabo mora no detalhe, o checklist pode ser modificado para adequar-se às características específicas de operação, da aeronave em questão, mas nunca encobrir defeitos não sanados.
Um Cessna 172 de um aeroclube do interior do Estado de São Paulo, estava com um problema no sistema elétrico, e sua bateria não adquiria carga total, sendo às vezes até difícil o acionamento do motor. O checklist original da aeronave manda, no pré-voo, acionar o sistema elétrico e baixar os flapes (semi-fowler, de acionamento elétrico por parafuso de rosca sem-fim). Ocorre que o abaixamento dos flapes eventualmente impedia o posterior acionamento do motor, por utilizar o final da carga da bateria.
O instrutor em sua boa fé, incluiu um item no ‘checklist’: ‘antes de cortar o motor, manter os flapes estendidos’. Visava com isto facilitar o próximo cheque pré-voo. A primeira vista, parecia ser uma boa ideia, mas vejamos: a aeronave passou a ser hangarada com os flapes estendidos, deixando à rosca do parafuso sem-fim exposta. Ora, desse modo, certamente haveria deterioração da mesma, tornando a operação dos flapes um esforço ainda maior ao pobre sistema elétrico, já anormal.
Note-se que além do fato deste procedimento ter sido adotado para encobrir um defeito que deveria ser sanado (bateria que não carregava normalmente), ainda vai frontalmente contra o que reza o checklit original que, no cheque após o pouso especifica ‘Flapes: recolhidos’ e depois não volta a falar em flapes; o que subentende-se, seja indicativo deixá-los recolhidos.
Leia o avião; pilote o manual!
Fique vivo; voe padrão comandante!
Condensado de artigo do comte Leandro Soares. Leia o avião; pilote o Manual!
Boa viagem!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.