Conheça sua aeronave. Saiba tudo sobre ela. Voe com Segurança.
Grandes altitudes, altas temperaturas e umidade do ar são fatores que costumam comprometer o desempenho dos motores, em especial dos movidos a pistão.
Mantenha uma boa comunicação com o proprietário da aeronave. Assim, não será surpreendido com passageiros em número maior que o esperado.
Mantenha atualizado um levantamento dos locais que possuem abastecimento de combustível. Seu planejamento de viagem será mais preciso.
Estude o POH(1) de sua aeronave. Se voar mais que uma, reserve tempo extra para o POH de cada modelo.
Equilibre o avião com o uso inteligente dos bagageiros de nariz, cauda e asas, se houver. Estude o deslocamento do Centro de Gravidade-CG para decolagem e pouso em diversas configurações. Plote-as a lápis, sobre o gráfico limite do CG, diretamente na página do POH.
Conheça os recursos de cálculo de alcance de seu painel ‘glass cockpit'(2).
Em seu voo esteja sempre 5 minutos a frente do avião.
Efetue crosscheck (3) a cada no máximo 7 minutos.
PS: Sigo em meus voos as dicas do Cmte Jorge Barros.
(1) POH – Pilot Operation Handbook – Manual de Operação do Piloto, que informa todos os detalhes e parâmetros daquela aeronave.
(2) Glass Cockpit: É um componente de uma cabine de pilotagem que possui os instrumentos de voo com display eletrônicos, muitas vezes utilizando telas de LCD, diferente do estilo tradicional com mostradores e indicadores analógicos.
(3) Crosscheck: Cruzar, comparar, verificação cruzada, checar, instrumentos e parâmetros entre os instrumentos para não ser induzido a erro.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário.
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.