Os perigos dos voos noturnos.
![](http://aerojota.com.br/wp-content/uploads/2023/11/1-201.png)
“Voando na madrugada”
‘Atenção redobrada na madrugada’
Estudos apontam que a cada 100 horas de voo durante a madrugada, pilotos de jatos cometem, em média, 9,5 erros que ultrapassam os limites padrões de segurança.
Nos voos noturnos, a possibilidade dos pilotos adormecerem pode ocorrer, pelo simples fato de que nosso relógio biológico não prevêr que estamos acordados durante à noite.Pode-se até descansar à tarde, antes de um voo de madrugada, mas certamente o sono virá em alguma hora.
O perigo maior é no voo doméstico, porque é operado por tripulação simples, ou seja, tem a bordo somente um comandante e um copiloto.
Nos voos internacionais, a chance de termos este tipo de ocorrência diminui bastante porque a tripulação é de revezamento, ou seja, são duas duplas de comandantes e de copilotos, e cada uma pode descansar praticamente metade do voo.
E para descanso deles, as aeronaves intercontinentais reservam áreas especiais, normalmente afastadas da área de circulação de passageiros que poderiam, sem querer, interromper o sono.
De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), da Universidade Federal de São Paulo, os pilotos de avião erram quase 50% a mais nos voos de madrugada do que nas demais horas do dia.
E, a cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, que são aqueles que ultrapassam os limites operacionais de segurança definidos como padrão internacional, como virar o manche do avião numa angulação superior à recomendada, ou mesmo realizar uma aproximação não estabilizada.
* Condensado de artigo do Comte Ronald Van der Put.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli
![](http://aerojota.com.br/wp-content/uploads/2023/11/1-180.png)
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota