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Aviões comerciais de grande porte são capazes de fazer manobras radicais como loopings? (Cmte.José Passarelli)

A estrutura dos aviões de grande porte não são projetados para acrobacias aéreas?.

*De acordo com estudos de aerodinâmica, essas naves não foram projetadas para suportar as forças que essas acrobacias geram. 

Quando isso ocorre, a carga nas asas aumenta e elas podem se romper. Imagine o avião como uma régua – asas -, com um peso no meio  – fuselagem –. Como piruetas e loopings são movimentos circulares, o peso na régua aumenta por causa da força centrípeta que atrai para o centro. Na engenharia aeronáutica, isso gera um fator de carga. Aviões comerciais são feitos para suportar até 2,5 G. O avião comercial até pode efetuar um looping, mas o correto seria ter que suportar entre 3,5 G e 4,5 G.

(*Além dos Manuais). 

Coluna de JPassarelli    

Cmte. José Passarelli  

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

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