VFR (Visual Flight Rules): no linguajar comum, “voo visual
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Um dos transtornos mais frequentes da percepção dos pilotos, e as quais mais estão expostos, são as ilusões visuais, que é a discrepância entre o que se percebe e a realidade objetiva.Essas ilusões podem provocar gravíssimos acidentes. Cuidado nas aproximações quando:
1- Há ocorrência de neblina, a visibilidade diminui rapidamente, na medida em que perdemos altitude e nos aproximamos da pista para pouso;
2- Durante manobras de aproximação, dão-se circunstâncias que favorecem as ilusões ópticas, colocando em risco a segurança do voo;
3- A intensidade da iluminação da pista é uma das circunstâncias que favorece o aparecimento de alguma ilusão ótica de profundidade vante;
4- Outra circunstância que confunde a tripulação é a existência de aclives ou declives na pista de pouso, o cuidado deve ser redobrado, estude sempre as cartas aéreas antes do voo;
5- Em voos noturnos, sobre mar calmo e sem ondas, a luz das estrelas reflete-se na água e se perde no horizonte, criando a ilusão de subida, e a conseguinte tentativa de empurrar o manche abaixando o nariz da aeronave;
6- Nos voos noturnos cuidado com o efeito ‘Black Hole’;
7- Lembre-se, no caso de encontro frontal com pássaro, a ave faz o movimento de desvio de choque mais fácil para ela, ou seja, desce, então puxe o manche, suba;
8-Se não estiver com o avião inserido na aproximação estabilizada padrão, arremeta, arremeter faz parte do voo seguro.
PS: Fique vivo, voe padrão comte!
Coluna de JPassarelli
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Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota