INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Incidente com avião da LATAM em Chapecó provoca cancelamentos de voos

Na noite de segunda-feira (31), um incidente com avião da LATAM em Chapecó causou o fechamento do Aeroporto Serafin Enoss Bertaso e levou ao cancelamento de voos nesta terça-feira (1º). O caso envolveu o voo LA3276, vindo de São Paulo/Guarulhos.

O voo LATAM 3276 decolou de São Paulo/Guarulhos com destino a Chapecó. Durante a aproximação final, a tripulação precisou abortar o primeiro pouso e realizar uma arremetida. Após autorização da torre, os pilotos tentaram pousar novamente. A aeronave tocou o solo, mas não conseguiu frear completamente e saiu da pista, parando na área de grama.

As condições meteorológicas no momento do pouso incluíam chuva intensa e baixa visibilidade. Esses fatores podem ter contribuído para a falha na desaceleração total do avião. Ainda assim, a investigação oficial vai apontar com precisão as causas do incidente.

Apesar do susto, nenhum passageiro ou membro da tripulação sofreu ferimentos. A LATAM prestou apoio imediato aos ocupantes. A empresa também iniciou os procedimentos técnicos para lidar com a situação da aeronave.

A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM) determinando o fechamento total do aeroporto até meia-noite de quinta-feira (3 de abril). Esse prazo, no entanto, pode ser antecipado, caso a pista seja liberada antes.

Enquanto a situação não é normalizada, pousos e decolagens continuam suspensos, e diversas companhias já cancelaram seus voos previstos para esta terça-feira.

  • G3 1230 – São Paulo/Congonhas → Chapecó
  • G3 1271 – Chapecó → Congonhas
  • G3 1264 – Guarulhos → Chapecó
  • G3 1265 – Chapecó → Guarulhos
  • AD 4363 – Campinas/Viracopos → Chapecó
  • AD 4274 – Chapecó → Campinas
  • AD 4349 – Florianópolis → Chapecó
  • AD 4348 – Chapecó → Florianópolis
  • LA 3278 – São Paulo/Guarulhos → Chapecó
  • LA 3279 – Chapecó → Guarulhos
  • LA 3822 – Guarulhos → Chapecó
  • LA 3823 – Chapecó → Guarulhos

A LATAM mobilizou uma equipe de engenharia de São Carlos–SP para realizar o reboque da aeronave até o pátio. Esse processo é necessário para que as autoridades avaliem a condição da pista e autorizem a retomada das operações.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai acompanhar o caso. A análise das condições meteorológicas, da comunicação com a torre e dos sistemas da aeronave deve ajudar a entender o motivo da falha no pouso.

Embora o incidente não tenha causado feridos, ele serve como alerta sobre a importância da preparação para operar em situações climáticas adversas.

Acompanhe aqui nas Notícias sobre Aviação no AeroJota todas as atualizações sobre o incidente em Chapecó, a reabertura do aeroporto e os desdobramentos da investigação.

AeroJota

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.